quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O Meu Estágio: "Lugar da Manhã"

Olá a todos!

Neste último ano de curso vou estagiar com a minha colega Dulce Torres, no “Lugar da Manhã”. Caracteriza-se por ser uma Comunidade Terapêutica para tratamento de toxicodependentes e alcoólicos, localizada no Vale da Rasca, no Parque Natural da Serra da Arrábida. Esta comunidade possui três valências e, em acordo com o nosso coordenador de estágio, vamos estagiar na “Casa de Entrada”, local este que faz a recepção dos indivíduos e respectiva desintoxicação.
Esta instituição funciona 24 horas por dia e sete dias por semana, possuindo um plano de reinserção social para os seus utentes, através de um programa de Vida Emprego, formações, estágios profissionais e estágios pré e pós graduação.
Actualmente a instituição não desenvolve actividades de Animação Sociocultural e os utentes não possuem actividades colectivas de tempo livre com os seus companheiros. Apesar da sala de convívio ser relativamente pequena, eles têm à disposição um grande pátio que poderá ser dinamizado e poderemos ainda desenvolver actividades de contacto com a Natureza. Já tivemos o nosso primeiro contacto com os 15 elementos do grupo. Fomos muito bem recebidos, quer pela equipa de trabalho, quer pelos utentes. A expectativa é grande. Não vejo a hora de começar!
Considero bastante estimulante vir a trabalhar com este público, na medida em que terei a possibilidade de estar em contacto com estas problemáticas e realidades e desenvolver competências na área. Permitir-me-á também criar um projecto que ajude estas pessoas a se reinserirem na sociedade, procurando reconstruir laços perdidos e criar novos laços, bem como desenvolver actividades que lhes permitam desenvolver competências individuais e de grupo.

Por agora é tudo, resta-me desejar um Bom Natal a todos.

Abraço

3 comentários:

Unknown disse...

olá!

Penso que o vosso estágio será bastante desafiador uma vez que serão os primeiros a implementar a animação no "lugar da Manhã"...
E que ao decorrer do mesmo espero saber mais novidades acerca do vosso projecto.

Daiane

Epi disse...

ola! estou a terminar o mestrado em psicologia clinica (do qual faz parte o meu estagio numa comunidade terapeutica), e tive a informaçao de que o lugar da manha estava a procura de psicologos para estagio profissional. se puderes entra em contacto comigo, gostaria de saber mais informaçoes e tambem a tua opiniao sobre a comunidade!
obrigada e bom estagio! :)

eduardo boavida disse...

Sempre admirei quem trabalha neste campo, a toxicodependencia e alcoolismo, mas acima de tudo admiro quem trabalha nestes campos nao so pelo amor, carinho, amizade, preocupaçao, mas tambem porque sao pessoas que tem familia e por muitas vezes deixam os seus familiares para estarem e ajudarem quem destes vicios padece e esta em tratamento. Eu estive , e ainda estou, no lugar da manha, e quero deixar aqui uma palavra de esperança a quem esta a procura de um lugar para um seu familiar que tenha um destes vicios, um lugar para mudarem as suas vidas, um lugar para reaprenderem a saborear as coisas boas da vida, um lugar para viverem a vida em pleno, esse lugar e mesmo o lugar da manha, eu estive na comunidade terapeutica 16 meses e digo: ainda tenho muito a aprender, foi dificil? sim, foi, mas tambem ninguem me disse que era facil, alias, nesta vida nada se consegue sem trabalho, e mais importante, ha que querer mudar, ha que se ter força de vontade, ha que se perder o medo e dar o primeiro passo para fazer diferente, ha que ter muita coragem e dizer de uma vez por todas "NAO HA DROGA E AO ALCOOL" eu disse-o, estava num buraco e sai dele e estou feliz, custou-me muito, tive mas fases mas tambem tive momentos de grandes conquistas, ja venci tres lutas:-- a da DROGA, a do ALCOOL, e ha bem pouco tempo (menos de um mes) venci o TABACO, agora estou na minha luta mais importante, encontrar trabalho, refazer e reconquistar tudo o que perdi no meu passado, viver e nao sobreviver que foi o que fiz na minha vida de consumos.
Eu nao estive a estagiar, nem tao pouco deveria escrever este comentario aqui neste espaço, mas nao resisti, as minhas desculpas, mas aqui fica o meu comentario que e mais que um testemunho e um agradecimento a todos os que fazem parte deste projecto grandioso, o meu muito obrigado pelo que ja aprendi com a vossa ajuda e que ainda estou a aprender. Para quem tiver familiares com estes problemas, recorra a ajuda do lugar da manha que e um lugar de esperança.

Eduardo Alberto Boavida Guerreiro 48 anos setubal